sábado, 10 de novembro de 2012

ANTÓTIPOS: PROCESSO FOTOGRÁFICO ALTERNATIVO

Você já parou para pensar que plantas podem ser um meio alternativo fotográfico?

Os antótipos (ou antotypes) é uma classificação dada ao método fotográfico que utiliza como base o sumo de plantas fotossensíveis.


Esse é um processo antigo, pesquisado nos primórdios da fotoquímica pelo químico Sir John Herschel.


Se trata de um processo artesanal e lento, onde emulsão fotográfica é preparada extraíndo o sumo de plantas ou vegetais e depois adicionando este como uma camada na folha de papel.


A obtenção da fotografia se dá por contato, colocando transparência em cima da emulsão fotográfica e deixando-a ao sol.


Em plantas e vegetais com maiores sensibilidades, demoram horas para se conseguir uma imagem aceitável o que tornou o projeto de Sir John inviável para ser comercializado.


O processo com antótipos esbarra também na impossibilidade de se conseguir um fixador que faça a imagem permanecer inalterada, uma vez que ela exposta muito tempo ao sol ou por ação do tempo é facilmente apagada.


Ainda sim, algumas literaturas fotográficas alternativas mantiveram o processo descrito ao longo dos anos.


Plantas, pétalas de flores e folhas de vegetais de todas as classes foram testadas, algumas demoravam meses de exposições diárias ao sol para se ter algo impresso, outras porém com algumas horas já se obtinha algum resultado.


Vou descrever aqui um passo a passo utilizando uma planta muito conhecida no Brasil e que se pode obter rápidamente alguns resultados com ela; o espinafre.


Materiais:

  • Coador descartável de papel (aqueles de café).
  • Pincel médio ou grande
  • Vasilhas 
  • Processador de alimentos
  • Álcool Isopropílico
  • Espinafre
  • Uma placa de vidro lisa e transparente
  • Transparência (Slides, impressões em transparências)
  • Papel resistente à líquidos ou papelão claro
Primeiro passo:

Separe somente as folhas do espinafre. Coloque-as dentro do processador e em seguida moa colocando um pouco de álcool isopropílico até conseguir extrair a clorofila das folhas. Na ausência do processador de alimetos, qualquer meio de obter a clorofila das folhas está indicado, inclusive amassando as folhas até obter o suco da folha.


Segundo passo:


Após obter a clorofila das folhas, é hora de coar as eventuais fibras e pedaços das folhas que restam. Para isso utilize um coador descatável de papel. 

Coloque o líquido extraido em uma vasilha ou pote.

Terceiro passo:


Umedeça um pincel em um pote com água, para que as cedras não suguem toda solução de clorofila.

Em seguida, mergulhe o pincel na solução de clorofila e revista um pedaço de papel resistente ou papelão com algumas pinceladas da solução.

Quarto passo:


Deixe secar em um lugar escuro. Isso ajuda a não expor a solução de clorofila prematuramente a luz.


Quinto passo:


Após secar a solução, pegue uma transparência fotográfica ou imprima, e coloque em cima de uma placa de vidro lisa e transparente. Na parte de baixo do vidro, coloque a emulsão fotográfica feita com a solução da clorofila do espinafre e deixe exposto ao sol.

Procure deixar em um local onde o sol brilhe com mais intensidade e por um grande período de tempo.

Passo final:


O tempo total de exposição pode ser de quatro a seis horas em dias de sol. Em dias nublados o tempo é bem maior, necessitando assim que a todo momento seja verificado se o tempo de exposição está conforme o seu agrado e o resultado está aceitável.


Consegui na internet algumas imagens que postei abaixo bem legais, que demonstram o resultado conseguido com o processo antótipo utilizando espinafre.




Vale lembrar que como não existe um método de fixação para esse processo, exposições ao sol e o tempo por si apagam as imagens registradas em antótipos. 
Se valer a pena ter o registro das imagens obtidas, utilize escaneamento para não perder os resultados conseguidos.



Site das imagens em inglês: http://content.photojojo.com/diy/anthotypes-make-photos-with-plants

Nenhum comentário:

Postar um comentário